19/05

Prezado Elesbão,

Xangai realizará em junho de 2007 a décima edição de seu Festival Internacional de Cinema, único da China, que tem este ano o Brasil como o país homenageado. Durante o festival, o Consulado-Geral do Brasil em Xangai realizará a Mostra Foco Brasil, onde será exibida nossa recente produção cinematográfica.

Dentro da programação oficial da Mostra, estamos organizando um seminário para universitários chineses sobre Design Gráfico Brasileiro de Cartazes e uma mostra de cartazes brasileiros inéditos em uma galeria de arte da cidade com o tema “Descubra o Cinema Brasileiro”. O objetivo desta iniciativa é estimular o público chinês a travar conhecimento com o Brasil, através da sua vasta e rica produção cinematográfica e da cultura brasileira através de peças gráficas que representem a qualidade e a variedade das nossas artes visuais. É para isto este contato: nos sentiríamos honrados em ter um cartaz exclusivo seu na exposição.

Caso aceite o convite, a arte do cartaz deve estar pronta até o dia 15 de maio. O formato é vertical, 60cm X 90cm, e o arquivo digital deverá estar no formato .TIFF, a 200 dpi, em CMYK. Em breve enviaremos as instruções para seu envio via FTP. Precisamos também de seu número de fax para que o Consulado-Geral encaminhe sua carta-convite oficial.

Anexo deverá ser enviado um arquivo .DOC com as informações de autoria do cartaz, que constarão da legenda na exposição e nos catálogos impresso e online. Solicitamos que, se necessário/desejado, o crédito seja indicado a 5mm da LATERAL DIREITA do cartaz, em Corpo 6.

Em se tratando de uma exposição organizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Xangai há algumas diretrizes que devem ser respeitadas em relação as peças expostas:

– Apesar do tema da mostra ser “Descubra o Cinema Brasileiro”, por uma questão de cortesia com o público chinês o cartaz não deverá conter NENHUMA mensagem textual, seja em português, inglês ou chinês. Isso possibiltará também que a exposição itinere em outros país asiáticos. A legenda “Descubra o Cinema Brasileiro (em chinês ou no idioma necessário) by Fulano de Tal” constará de uma tarja na base do cartaz.

– Assim como os filmes da Mostra, os cartazes estão subordinados a organização do Festival, portanto não podem ser considerados ofensivos a moral e aos costumes (geralmente pudicos) chineses, de teor sexual, político ou de atrito social. Lembramos também que questões relativas a direitos autorais e de imagem devem ser observadas quando da referência ou utilização de imagens de filmes ou pessoas.

Desde já agradecendo sua gentileza e interesse, nos colocamos a disposição para solucionar quaisquer dúvidas que possam surgir.

Atenciosamente,

Billy Bacon e Bruno Porto

Pois que eu resolvi abordar a dependência estrutural e conceitual do modelo cinematográfico pelo televisivo, numa sucessão de aparelhos que sugerem um país urbano, cuja natureza – em ambos os sentidos – é auto-referente.

Fora as perfurações da película e discreta sugestão, pelo conjunto, do losango da bandeira.

Ps.: Não está exatamente como eu pretendia, dada a limitação pessoal no 3D, mas dá para o gasto. Baideuei, o modelo para o aparelho de tevê tem a autoria de Sorin Georgescu.

COMENTÁRIOS

Aêêêêê!

BP - 20.05.07 - 12:23 am

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

Powered by WordPress